Puericultura - a arte de evitar que a criança adoeça

Puericultura...

Embora a palavra não seja tão utilizada no dia-a-dia da maioria de mães e pais ela descreve algo que deve sempre ser estimulado, que são os cuidados preventivos que temos com as crianças e adolescentes.

Em sua origem significa "criação da criança" (puer = criança, cultura = criação) e nas palavras do célebre pediatra brasileiro, Joaquim Matargão Gesteira, "é a parte da Medicina que se ocupa em cultivar a vida e a saúde das crianças, esforçando-se para que cheguem ao mundo sadias e fortes e se desenvolvam normalmente, amparando-as e defendendo-as contra os múltiplos perigos que as ameaçam em consequência da ação maléfica dos fatores ambientais ou sociais".




Segundo outro clássico pediatra que atuou no Brasil, Jacques Crespin, podemos descreve-la como "a arte de evitar que a criança adoeça".

Ou seja, não se trata apenas de medir, pesar, verificar se as vacinas estão em dia, ou se falou ou andou no tempo certo, mas de acompanhar também a saúde psíquica e social da família da qual aquele bebê ou adolescente faz parte.

Assim percebemos que a puericultura é algo que deve acontecer ao longo de todo o início da vida de uma criança/adolescente, até que se torne um adulto saudável e responsável, capaz de cuidar sozinho de sua saúde e bem estar.

De maneira prática, no primeiro ano de vida as consultas de puericultura são mais frequentes e vão gradualmente se espaçando até que na adolescência tornam-se anuais.

Uma dúvida que surge frequentemente é sobre a necessidade de levar a criança mais velha ou o adolescente para a puericultura.

Claro que nestes momentos o crescimento (ganho de altura, peso, crescimento da cabeça) e o desenvolvimento motor (sentar, falar, interagir) possivelmente não vão ter maiores mudanças, mas a partir de uma certa faixa etária é importante que o pediatra se certifique que o desenvolvimento psicológico e social da criança está seguindo um curso normal, ou ainda, que possa perceber se há algo errado e se há a necessidade de outro tipo de acompanhamento.

Concluo então reforçando a importância de levarem suas crianças e adolescentes para a puericultura para que tenham mais chances de serem adultos saudáveis e felizes.

Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Começando!

Filhos... Filhos?